Ela está em tudo

A Exposição

A exposição Ela está em tudo foi concebida durante o Biênio da Matemática no Brasil (2017-18), com o principal objetivo de mostrar que Matemática é sim “coisa de menina”.

Incomodados com o predomínio masculino nas áreas de ciências exatas e, particularmente, na Matemática, idealizamos uma exposição dedicada a mulheres que gostam de Matemática.

Entrevistamos e fotografamos voluntárias com perfis diversos: estudantes e profissionais, atuando dentro ou fora da sala de aula. Por meio de suas palavras, descobrimos um pouco sobre suas trajetórias e nos emocionamos com suas histórias. Elas nos falaram de Matemática com brilho nos olhos! Pedimos que cada uma escolhesse um tema matemático, que foi então explorado e explicado por nossa equipe num texto acessível ao grande público.

Explorem o resultado deste trabalho e esperamos que apreciem!

IMECC Unicamp | Campinas

A exposição Ela está em tudo permaneceu no Saguão do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Unicamp, de 24/05 a 09/06, como parte da programação do evento Meninas SuperCientistas, que teve como objetivo incentivar meninas a seguirem carreira na área de ciência. Foram realizadas atividades – palestras, oficinas, minicursos e visitas a museus – com cientistas mulheres e 50 alunas do ensino fundamental II, de forma que as meninas pudessem se inspirar nos modelos destas mulheres.

IME USP | São Paulo

De 13 a 23/05 a exposição Ela está em tudo permaneceu no Saguão do Bloco B do Instituto de Matemática e Estatística da USP, em comemoração ao dia 12 de Maio. Este dia foi declarado pela União Matemática Internacional como um dia para celebrar a participação das mulheres na Matemática. O dia 12 de maio foi escolhido por ser o aniversário de Maryam Mirzakhani, a primeira (e única, até o momento) mulher a ganhar a Medalha Fields, o principal prêmio da Matemática.

Campus UFABC | Santo André

Em novembro de 2017 foi a vez da Universidade Federal do ABC receber a exposição. A primeira parada foi o Piso Vermelho do Campus Santo André, onde a exposição permaneceu de 13/11 a 24/11. Logo em seguida, a exposição partiu para o Campus de São Bernardo do Campo.

CDI | Cidade Universitária | São Paulo

A primeira edição da exposição ocorreu no CDI, Centro de Difusão internacional da USP, no âmbito da Semana de Ciência e Tecnologia da Universidade de São Paulo, em outubro de 2017. Pela exposição, passaram professores, alunos universitários, funcionários e, sobretudo, estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio de escolas públicas, que puderam visitar a exposição e outras atrações de Ciência e Tecnologia espalhadas pela Cidade Universitária.

A montagem da exposição

Montagem dos quadros de madeira.

Identificação de cada uma das peças da exposição.

Andrea Barcelos ajustando os fios que compõem os paraboloides hiperbólicos da exposição.